Como é sentir os ares do Porto? Vamos falar sobre alguns monumentos.

Ponte de D.Luís

A ponte de D. Luis, uma das mais antigas pontes que constituem o conjunto de pontes que atravessam o rio Douro na zona da cidade do Porto, é considerada notável, não só pela sua grandiosidade, como pelo facto de ser a única das seis que sustenta dois tabuleiros, um dos quais serve a linha metropolitana do porto.


Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo, ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída no século XVIII, pela Ordem Terceira do Carmo, a partir de um projeto do arquiteto José Figueiredo Seixas. Por receber muitos turistas, ganhou destaque em 2013 tornando-se Monumento Nacional.


Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão, situado numa das zonas mais populares do porto, vende, desde 1914, os mais variados produtos. É constituído por vários andares, nos quais os diferentes tipos de comércio se distribuem rodeando o grande pátio central. É no interior deste vasto complexo de aspeto um pouco descuidado que, no entanto, se conserva a essência da cidade de Porto. É natural que não se sinta a necessidade de comprar nada, mas vale a pena visitá-lo, apenas para se deixar envolver no seu ambiente nostálgico.


Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa foi construído sobre as ruínas de um convento franciscano destruído num incêndio, tendo a sua construção durado cerca de meio século. No interior do edifício, encontram-se salas e locais com os mais variados estilos e decorações, tais como: o grande pátio central, o Pátio das Nações, a Sala Dourada, a Sala das Assembleias Gerais e a Sala Árabe, com mais de 300 metros.


Casa da Música

O surpreendente edifício, repleto de salas de espetáculos, que constitui a Casa da Música, foi contruído após a nomeação da cidade do Porto de Capital Europeia da Cultura em 2001. Graças à sua arquitetura internacionalmente aclamada, foi considerada uma das mais importantes casas de espetáculos contruídas nos últimos 100 anos e continua, anualmente, a atrair milhares de espetadores aos maravilhosos concertos que decorrem neste notável espaço.


Caves do Douro

Situadas na margem Sul do rio Douro, as Caves do Vinho do Porto, tão célebre em todo o mundo, são um lugar que capaz de proporcionar uma experiência única e permitir perceber melhor os sabores que caraterizam a grande e incomparável variedade gastronómica portuguesa. A produção deste vinho é feita unicamente na região demarcada do Alto Douro Vinhateiro que pode explorar percorrendo as margens do rio Douro em direção ao interior. À beira do rio, é possível ver alguns barcos rabelos, atualmente apenas com funções turísticas, mas que no passado realizavam o transporte do vinho desde as quintas que o produziam até às caves.


Torre dos Clérigos

A torre foi construída durante o século XVIII no centro antigo da cidade e é a torre mais alta de Portugal, com 76 metros de altura e mais de 200 degraus que dão acesso a uma privilegiada vista panorâmica do Porto.


Livraria Lello

A livraria lello, uma das mais bonitas livrarias em toda a Europa, conserva todos os seus detalhes originais, os quais transportam os leitores para o século passado. Os livros são conservados em altas estantes de madeira que chegam a alcançar o teto da livraria, onde se encontra o grande vitral responsável por iluminar toda a loja com a luz natural que o atravessa, às quais se pode aceder através da magnífica e talhada escada central, criando assim um cenário certamente inesquecível.


Estação de São Bento

A estação rodoviária de São Bento está situada no centro da cidade e foi construída nos princípios do século IX sobre as ruinas do antigo convento de São Bento, as quais lhe permitem conservar o ar antigo que tão frequentemente carateriza a arquitetura da cidade de Porto. É composta por uma entrada decorada com mais de 20 000 azulejos, nos quais se pode ver retratada a história de Portugal. É este o local de partida, diariamente, de comboios com direção aos mais variados destinos.


Sé do Porto

A catedral fica situada no bairro da Batalha, rodeada pelas ruínas das muralhas da cidade. A construção da catedral começou no século XII e, ao longo do tempo, foi sofrendo múltiplas reconstruções, daí possuir diferentes estilos arquitetónicos. No interior da catedral observa-se uma decoração simples, estando as paredes vazias com exceção da que sustenta o deslumbrante altar maior. A visita à catedral e ao seu claustro são elementos imprescindíveis quando se tenta conhecer melhor o Porto, tendo esta, inclusivamente, sido declarada Monumento Nacional.


Ponte da Arrábida

É uma das seis pontes que ligam a região central do porto, separada pelo rio douro, a Gaia. No momento da sua construção, foi considerada a ponte com o maior arco de betão armado em todo o mundo. Juntamente com as restantes pontes, a ponte da Arrábida é uma das atrações principais, transforma a cidade do porto num local vibrante e harmonioso, capaz de atrair inúmeros turistas.


Estádio do Dragão

O estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto, afirma-se como um dos principais pontos de referência desportiva e cultural em toda a cidade e região. A sua inauguração foi realizada em 2003, tendo a sua construção sido projetada com o objetivo de acolher o jogo de abertura do Euro 2004 (uma das mais célebres competições desportivas mundialmente). Atualmente, além de ser o estádio do Futebol Clube do Porto, serviu ainda de palco a alguns dos principais concertos realizados na cidade.