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Entrevista guiada por: Catarina Ribeiro

Data: 27/10/2023


A nossa entrevistada vem representar a Lista J e candidata-se ao cargo de Vice-Presidente da Associação de Estudantes no ano letivo de 2023/2024: «Olá a todos! Entrei no Carolina no 5.º ano, embora já pertença ao agrupamento desde a pré-escolar. Neste momento não estou envolvida em nenhum projeto escolar, mas já fiz parte do clube CarMic. Já pensei também em entrar também no clube de teatro, uma vez que o faço como atividade extra-curricular desde os meus 9 anos, no entanto a ideia nunca foi para a frente». Passemos, deste modo, à entrevista com Sofia Gomes.

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A Lista J foi curiosamente a lista eleita para a Associação de Estudantes do último ano letivo. É repetente nestas andanças, embora com novas caras. Porquê a decisão de “reavivar a chama”, ou seja, de continuar o trabalho desenvolvido o ano passado por outros estudantes? E porque não criar uma nova lista, em alternativa?

Uma vez que fomos todos alunos da escola no ano letivo anterior e acompanhamos o incrível trabalho realizado pela Lista J, achámos que seria igualmente incrível se continuássemos com o legado deles, mas desta vez, com novas caras e novas medidas para melhorar o trabalho já feito.

 

Continuar o trabalho desenvolvido por outros estudantes é uma responsabilidade acrescida. De que forma pensam marcar a diferença relativamente à Associação de Estudantes eleita o ano anterior? E relativamente às listas concorrentes deste ano letivo?

Desenvolvemos propostas interessantes, como os Prémios Carolinos, projetos e concursos escolares e até volta do “Apadrinhar”. Projetos estes que têm o intuito de unir os alunos, pensamos que realizá-los com muita animação irá marcar a nossa diferença na Associação de Estudantes.

 

Mudaram o logótipo. Porquê a decisão de manterem o lema “Juntos (outra vez)”? É verdade que se ajusta ao vosso caso, mas alguma vez pensaram em definir um diferente? Se sim, por que motivo?

Há sempre muitas dúvidas no que toca a decidir o lema, afinal, é a frase que nos vai acompanhar durante o trabalho inteiro. Como tal, houveram imensas dúvidas durante a criação do mesmo, contudo achámos que “Juntos Mais Uma Vez” - não muito diferente do ano passado - se adequava à história e propósito da nossa lista.

 

Que aspetos positivos destacam do plano já anunciado da lista adversária?

A lista adversária apresenta bastantes planos semelhantes aos nossos, no entanto, achamos interessante os concursos didáticos que pretendem desenvolver. É uma ótima maneira de criar proximidade entre os alunos de todas as turmas e idades.

 

Quanto às vossas propostas, anunciaram o regresso do projeto “Apadrinhar”. Podem explicar em traços gerais em que consiste, a importância que conferem a este projeto e o que entendem pela implementação de sistemas de preferências pelo aluno apadrinhado? De que forma se preparam para apoiar, dinamizar e gerir esta comunicação e entreajuda na Comunidade?

Como já referi, entrei na escola no 5.º ano e foram atribuídas duas madrinhas à minha turma, apresentaram-nos a escola e deixaram claro que podíamos falar com elas sobre qualquer assunto, e foi assim que aconteceu, estiveram sempre disponíveis para nós. Desta forma, queremos que os alunos mais novos sejam acolhidos, assim como nós fomos, e não tenham medo de falar sobre qualquer problema. Os padrinhos seriam os alunos mais velhos, atribuídos a todas as turmas do 5 ano e servem para orientar as crianças dentro da escola. É um projeto que devia ser adotado por qualquer Associação de Estudantes, os alunos que vamos ajudar são os mesmos que daqui a uns anos podem estar no mesmo lugar que nós, a criar uma lista candidata à Associação de Estudantes.

 

É destacado também no vosso programa a ideia de promover tardes temáticas, onde pretendem dinamizar, quinzenalmente, oficinas, debates e palestras com convidados, bem como sessões de cinema. Que temas seriam retratados nessas atividades? E qual o vosso objetivo com a implementação desta ideia?

Durante as tardes temáticas, pretendemos aprofundar temos sobre a vida adulta e profissional, soluções para problemas do dia-a-dia de um estudante, oficinas práticas e muito mais. O nosso objetivo é acrescentar conhecimentos mais práticos à vida dos alunos, de maneira a ajudá-los.

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Outra das propostas é a criação de torneios Interturmas e chegam até a referir Interescolas: seriam abrangidos vários desportos? Acreditam ter os meios necessários para fazer acontecer este projeto?

Os torneios seriam de Futebol, Basquetebol, Andebol e Voleibol. O interturmas, à semelhança dos anos anteriores, seria realizado no ginásio da escola. Para realizar o interescolas o plano é falar com as Associações de Estudantes de outras escolas do Porto e ver a sua disponibilidade para tal acontecer.

 

Há nas vossas propostas uma novidade: os Prémios “Carolinos”, em que atribuem, por meio de votação, prémios ao projeto do ano, ao desportista escolar do ano, entre outros. Como selecionariam os alunos e como procederiam à eleição por votação, uma vez que esta requer tempo de preparação e estratégias de implementação?

Todos os alunos poderiam nomear um aluno que frequente uma atividade escolar (desporto escolar, big band, CarMic, entre outros), para no final fazermos uma votação online e assim atribuir o prémio.

 

Referem o regresso da rádio da escola e o facto de não quererem forçar os alunos a ouvir música nos intervalos e, dessa forma, utilizar esta ferramenta para difundir informações e notícias relevantes para a Comunidade escolar. Não sentem que apesar disso, haverá mais interação com a passagem de músicas? Por exemplo dinamizar o dia ou a hora de "discos pedidos" em que os alunos poderiam sugerir e dedicar músicas a outros?

Por vezes, a música constante em todos os intervalos é um incómodo para grande parte dos alunos. Logo, acreditamos que o melhor é utilizar esta ferramenta maioritariamente para difundir informações e notícias relevantes para a comunidade escolar, colocando música apenas pontualmente.

 

Um dos factos poucos comuns que a vossa lista relata é a preparação da viagem de finalistas de 12.º ano ser feita de, para e com os alunos numa reunião onde serão discutidas as melhores opções tendo sempre em conta o custo-benefício. É importante para vocês esta proximidade com os estudantes? Que feedback esperam obter desta reunião?

Claro! O mais importante entre a equipa da Associação de Estudantes e os alunos é a proximidade e comunicação. Desta forma, achamos que a melhor maneira de agradar à maior parte dos alunos do 12.º ano é uma reunião onde possamos apresentar as nossas ideias para a viagem de finalistas e assim, obtermos o feedback que precisamos para tomar a decisão.

 

Como será realizado o apoio a iniciativas solidárias e de voluntariado? Seria realizado em ambiente escolar? Em que períodos? E que iniciativas têm em vista implantar?

Durante o ano letivo, temos a intenção de apoiar projetos externos, divulgando-os para que cada aluno possa ajudar, por conta própria.

 

Para terminar, que nota gostariam de deixar aos alunos da nossa escola?

A Lista J apresenta uma equipa diversificada e representativa constituída por todos os anos e cursos do secundário, com uma grande diversidade de turmas envolvidas no projeto. Da mesma forma que temos pessoas conhecidas por se envolverem ativamente nos projetos escolares.
Juntos criámos o melhor programa para melhorar a nossa escola, que pretendemos cumprir na totalidade.
Estamos aqui para fazer o melhor por vocês, contamos com o vosso apoio para fazer deste ano extraordinário, assim como no ano letivo anterior, onde já vos mostrámos que somos capazes! Votem J!


Fontes (Imagens):

Página de Instagram da Lista J

Pixabay